quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Setor de serviços nos EUA tem ligeira recuperação em janeiro.

O setor de serviços da economia americana registrou ligeiro avanço em janeiro, mas continua a indicar contração. O índice de atividade do setor apurado pelo ISM (Instituto de Gestão de Oferta, na sigla em inglês) ficou em 42,9 pontos no mês passado, contra 40,1 em dezembro (dado revisado).
O resultado do mês passado, embora ainda indique contração da atividade, superou as previsões dos analistas, que esperavam um índice em 39 pontos. Leituras abaixo de 50 pontos indicam contração; acima desse patamar, apontam expansão da atividade.
Na segunda-feira (2) o instituto divulgou o índice referente ao nível de atividade no setor manufatureiro da economia americana. O indicador também registrou ligeira recuperação no mês passado, na comparação com dezembro, e ficou em 35,6 pontos. Mesmo assim, janeiro foi o 12º mês consecutivo de contração da atividade.
"Segundo os entrevistados em nossa pesquisa, será preciso uma recuperação nos setores automobilístico e imobiliário para que o setor manufatureiro consiga prosperar de novo", disse na segunda o presidente do comitê de pesquisa do ISM, Norbert Ore, em um comunicado, sobre o setor manufatureiro.

Nenhum comentário: